CAFÉ COM NEGÓCIOS

Histórias de empreendedores

Com o propósito de promover um encontro entre empresários locais, incentivando a conexão, networking e a troca de conhecimentos e experiências, em 2017 teve inicio o projeto empresarial ‘Café com Negócios - Sabor, Conhecimento e Networking. O fundador do Café com Negócios Dijan de Barros, tem como objetivo a cada edição do projeto tratar de um tema pertinente ao mercado, apresentando soluções criativas, trocando experiências com empreendedores e convidados do Café. Promovendo um Networking de Resultado!. Informações pelo telefone (67) 99877-7818

TEMPORADA 2021
calendário oficial

 PAINEL DO EMPREENDEDOR

 Painel DO EMPREENDEDOR

Nasce uma estrela no Rio Formoso em Bonito

O Estrela do Formoso foi inaugurado em dezembro de 2020, mas tem uma história empreendedora de longa data

O atrativo turístico,  Estrela do Formoso, é a aposta do empresário, Lucas Alves, para brilhar na cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul. Em entrevista exclusiva para o Painel do Café com Negócios, ele conta como tudo começou e quais foram os principais desafios desta jornada empreendedora no mercado de ecoturismo.

Painel do Empreendedor - Qual a história do Estrela do Formoso e como surgiu a ideia para o negócio?

Empreendedor Lucas - Isso me traz um tanto de nostalgia, lembrar que eu e meus irmãos vínhamos com meus pais procurar o que estava à venda em Bonito, acompanhar a busca, até que deu certo e eles compraram a chácara. Então tudo começou como um sonho, algo totalmente particular. E em seguida as pessoas começaram a procurá-los com o intuito de passar o dia por lá para desfrutar da natureza no fim de semana. Logo, viram a oportunidade de virar um negócio. De acordo com a disponibilidade de investimento e a percepção que eles tinham sobre o público da época, resolveram abrir como balneário, e assim surgiu o Balneário e Camping do Gordo. Com o tempo o público de Bonito foi mudando, ficando mais exigente, mas por razões financeiras meus pais investiam cada vez menos, o que refletiu em uma queda na visitação do local.

Eu e meus irmãos seguimos carreiras distintas em lugares diferentes. E para mim era difícil ajudar diretamente naquele momento. Mas algo que meu pai sempre dizia, ressoava em mim “o número de pessoas só cresce no mundo, se você trabalha com produtos, turismo, comida, venda de forma geral, vai dar certo”. Até que por motivos particulares eu pedi demissão de um cargo numa multinacional no nordeste e vim para a região, primeiro para Campo Grande. Depois de algum tempo, em conjunto com meus pais, tomamos a decisão de investir na propriedade, começamos a sonhar juntos.

Então conversei com os meus irmãos e comecei o planejamento estratégico, financeiro e arquitetônico. Assim começou o Estrela. A propósito, o novo nome partiu da ideia de se comunicar com o público atual e por conta do nosso deck em formato de “estrela” que fica na extensão do rio Formoso. Inauguramos no dia 20 de dezembro de 2020.

Painel do Empreendedor - Quais foram os principais desafios e aprendizados para o Estrela neste período de pandemia?

Empreendedor Lucas - Bom, nós abrimos o atrativo no fim de uma alta temporada e no meio de uma pandemia. É um momento de parar, pensar em todas as possibilidades e se adaptar. Um decreto impossibilitou o funcionamento dos balneários por um tempo, categoria em que o Estrela está inserido. Atualmente, estamos seguros e confiantes que a vacinação será efetivada em toda a população e a pandemia vai acabar.

Minha filosofia de vida sempre acreditou que o sucesso é mais significativo quando advindo de certos sacrifícios. Hoje eu também percebo o quanto trabalhar em outras empresas foi fundamental para o desenvolvimento da minha visão empresarial. Certa vez, no ano em que me desliguei de uma delas, a mensagem final do diretor foi a seguinte: "90% do nosso faturamento nos próximos 10 anos virá de produtos que ainda não lançamos”, e essa frase ficou gravada na minha memória. Isso me motiva a querer sempre descobrir, com antecedência, o que eu, enquanto empresário, alguém que administra um atrativo turístico, posso fazer para que a satisfação do visitante seja cada vez maior. 

Painel do Empreendedor - Como estão as ações direcionadas para os turistas e a preparação de acordo com a tendência atual?

Empreendedor Lucas - Continuamos investindo, seguros e cautelosos, mas principalmente otimistas de que após a vacinação as pessoas voltarão a viajar, precisarão viajar. E eu quero estar pronto para receber essas pessoas aqui, com a estrutura que elas merecem.

Sem contar que nosso atrativo também é para a população local e nós queremos evidenciar isso. O atrativo é novo, começou há pouco tempo, e eu devo muito às pessoas daqui, da cidade, que foram fundamentais tanto na construção, quanto na manutenção deste sonho.

Um dos nossos objetivos é exatamente esse, fortalecer a consciência local de que a natureza que existe aqui é principalmente deles, para eles, para nós. Os moradores da cidade, do Estado, estão sempre aqui, são os pilares fundamentais para preservação efetiva das riquezas do Cerrado e do Pantanal.

 

Painel do Empreendedor - Qual o objetivo principal do atrativo e que meta deseja alcançar?

Empreendedor Lucas -  Uma vez fiz uma viagem a trabalho e ganhei do presidente da empresa um livro sobre o Walt Disney. Quando perguntavam para Walt Disney quem eram os seus concorrentes, ele respondia “Não tenho concorrentes, eles estão preocupados com parques de diversão, eu estou preocupado com a felicidade”.

Isso poderia ser transcrito como o meu objetivo e também do Estrela do Formoso, garantir a felicidade do visitante, cada dia mais, seja no atendimento que vai até ele, em qualquer lugar onde ele escolha ficar ou na liberdade que o passeio oferece para que ele aproveite o dia, a ponto de fazê-lo recordar sempre e desejar retornar.

Painel do Empreendedor - Que mensagem você gostaria de transmitir para os outros empreendedores de Bonito?

Empreendedor Lucas - Trabalhar com ecoturismo é fazer o bem pela natureza, pela harmonia do ser humano com o meio ambiente e pelas pessoas que ainda não conhecem ou não desfrutaram do poder de se conectar com a natureza.

A pandemia mostrou que a vida precisa ser vivida, que é efêmera, e nós queremos transformar momentos vividos em momentos eternos, importantes e felizes. É esse o nosso objetivo, pautado em muito trabalho e investimento, pensando na máxima de que precisamos estar prontos para quando tudo isso passar. Tenho certeza que isso vai acontecer, porque o bem sempre vence o mal.

 

Multi-Frequência_IMG_9807.jpg

 Nossos embaixadores

LINDOLFO MARTIN

Fundador da Multicoisas

Lindolfo e Elza Martin colocaram em prática o primeiro desafio empreendedor quando saíram de Maringá (PR) para Campo Grande (MS) com capital limitado, emprestado pelo pai de Lindolfo, que foi, aproximadamente, o valor de um fusca na época. Em 1978, nasceu a Multicasa, no recém-criado estado do Mato Grosso do Sul. Foi nessa primeira loja, especializada em materiais elétricos e hidráulicos, que o casal notou a demanda dos clientes por itens para pequenos reparos e outras necessidades para o dia a dia. Com a percepção de servir bem este tipo de cliente e mercado, os empreendedores criaram a Multicoisas, em 1984, unindo a conveniência do autosserviço com a orientação técnica e personalizada, e utilizando automação para agilizar o atendimento e gestão dos estoques.

A inovação, no entanto, não parou por aí. Os fundadores perceberam que crescer tendo “donos” cuidando de cada negócio seria mais saudável que constituir filiais. Assim, no início da década de 90, a Multicoisas abriu sua primeira unidade franqueada, tornando-se a rede pioneira no Brasil neste segmento. Hoje, são mais de 200 lojas distribuídas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com expertise de mais de 30 anos, a Multicoisas se tornou referência no mercado e, durante a trajetória, recebeu diversas premiações. Desde 2004, a marca é chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o Selo de Excelência em Franchising, certificação mais importante do mercado de franquias. Este ano, a rede também foi reconhecida como Destaque no Franchising, título concedido às detentoras de selos por mais de 15 anos.

 

https://multicoisas.com.br/

 

RICARDO MIRAGAIA

Miragaia Consultoria

Brasileiro, natural de São Paulo/Capital, Casado, dois filhos, Administrador de Empresas graduado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) com especializações em Marketing e Finanças. Especialista em Gestão Empresarial e turnaround Análise e estruturação Econômico-financeira, Administrativa, Mercadológica, Comercial e de Recursos Humanos, com ênfase na maximização dos resultados. Gestão de Finanças e Administração corporativas, englobando Controladoria, Tesouraria, Contabilidade, Planejamento Financeiro e Tributário, Orçamento, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Mercadológico;

Experiência Profissional
Iniciou sua carreira executiva em 1985 como estagiário na Cia Assam de Hotéis e Turismo – Rede Eldorado de Hotéis na área de Recursos Humanos e Controladoria. Em 1988 fundou a empresa de consultoria – Miragaia Consultoria e Assessoria Empresarial voltada a reestruturação e turnaround.
Atuou como assistente do Presidente do Banco Central - Fernando Milliet. Foi Gerente Administrativo/Financeiro do Grupo SOMA SEGUROS.

Foi analista de planejamento e preço, passando para supervisor e em seguida para gerente de planejamento e preços da NCR do Brasil – Grupo AT&T e atuou como gerente de Negócios da AT&T – GIS Brasil para América Latina.

Gerenciou os ativos de mais de US$ 200 milhões da PREVER S.A. Seguros e Previdência no cargo Superintendente de Orçamento Financeiro empresa de seguros privados do ramo de previdência privada.

Foi Diretor Financeiro da Wunderman do Brasil, empresa de publicidade especializada em Marketing Direto acumulando a gestão da agência de Relações Publicas do grupo Young Rubicam.
Coordenou a abertura e implantação da agência de marketing direto SUM MRM no Brasil.

Foi Diretor Executivo por mais de dez anos das emissoras afiliadas da Rede Globo no Centro Oeste - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, TV Morena e TV Centro América.
Atua como conselheiro em diversas empresas dentre as quais: DOCTOR FEET, OBVIO BRASIL (ReclameAqui) e STA BLINDAGENS.

http://www.miragaiaconsultoria.com.br/

 

 

MAURÍCIO VARGAS

Fundador do Reclame Aqui

Criador do ReclameAQUI, site protagonista da revolução nas relações entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em palestras, cursos, MBA, eventos nacionais e internacionais. Além de ser reconhecido como influenciador focado no consumidor e nas relações de consumo! Mauricio é presidente do ReclameAqui, CEO do Leegal e CEO do Sapato Laranja.

www.reclameaqui.com.br

 

 

 

 

 

TEMPORADA 2017

Café_com_Negócios_Abr17
press to zoom
Café_com_Negócios_MAI2017
press to zoom
IMG_1824
press to zoom
IMG_2164
press to zoom
IMG_2585
press to zoom
IMG_2824
press to zoom
Luciana Teixeira VM
press to zoom
IMG_3879
press to zoom
1/1

TEMPORADA 2018